O DESAFIO DE LIDAR COM OS TRAUMAS

É absolutamente normal que um episódio estressante possa a vir causar uma forte reação emocional ou física. Existem muitas formas de como nos ajudar nessa superação, e algumas delas apresentamos nesse artigo.

Os traumas podem acarretar sérios problemas  de desenvolvimento do ser humano, porem existem alguns meios, em que podemos  transformar  a nossa dor e amenizar as consequência que ela pode causar na nossa vida.

Estudos científicos mostraram que o nosso cérebro é capaz de apagar memórias ruins, porem mais importante do que simplesmente apagar estas ações é conseguir encarar de peito aberto tal situação, para que tal atitude não gere um efeito pós-traumático, toda vez que este indivíduo ficar próximo a uma situação parecida com a que ele viveu.

O estresse pós-traumático nasce após o fato de trauma ocorrido, isso porque o cérebro não consegue ordenar as ações e pensamentos, o que faz com que o trauma vivido volte a mente a todo  momento, a nossa memória não nos permite esquecer.

Especialista diz que é preciso garantir a segurança e dar oportunidade para  quem sofreu algum transtorno possa expressar suas emoções; no caso das crianças, atenção deve ser maior ainda.

O trauma psicológico envolve situações inesperadas. Não existe uma resposta universal para o trauma e é natural que diferentes reações pós-traumáticas sejam apresentadas como, por exemplo: estado de alerta contínuo, insônia, pesadelos, isolamento, silêncio, estado de choque, amortecimento emocional, agressividade, medo, entre outras.

Respostas de hiperestimulação (medo e alerta) são comuns, como se o fato ao qual alguém tem temor fosse acontecer novamente. Alguns cuidados específicos podem abreviar mais facilmente o sofrimento e construir a superação das pessoas que apresentam sintomas pós-trauma.

“Garantir a segurança do ambiente é o primeiro passo do processo de superação traumática. Nenhuma estratégia terapêutica poderá ajudar se a pessoa ainda estiver em contato com o evento estressor e, portanto, em risco para re-traumatização”, explica Julio Peres, psicólogo clínico e doutor em neurociência e comportamento pela Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o especialista, em se tratando dos menores, é preciso favorecer que a criança expresse em palavras (ou em expressões artísticas, como desenhos), as suas emoções, angústias e sensações, para significar e representar a ocorrência traumática. Ao invés de evitar falar sobre o assunto, na tentativa de protegê-los, os pais devem escutar seus filhos várias vezes.

 “Porém, para poder transmitir essa mensagem de segurança, os pais devem acreditar nela, isto é: se a embalagem emocional não estiver de acordo com o conteúdo, o efeito pode ser muito pior que a angústia, a incerteza da dupla mensagem e a dissociação provocadas”, afirma Peres.

A solução neste caso seria ajuda de um profissional, quando a pessoa coloca tudo para fora da mente, ela estará dando um grande alivio mental ao cérebro. Dependendo da reação que a pessoa obtiver pós-trauma.
O acesso a exemplos de superação ajudam na representação de uma nova perspectiva para a saída do trauma, gerando uma esperança que contrapõe o sofrimento. Por isso, a ajuda profissional,  permitirá que a pessoa com esse tipo de problema consigam superar os “fantasmas” do passado.

 “Com a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra especializado em Transtorno de Estresse Pós-Traumático, o paciente conseguirá atribuir significados aos fatos e, em seguida, usá-lo em direção à superação”, conclui.

As pessoas podem reagir de maneira diferente ao mesmo fato, vai depender do histórico emocional de cada um, geralmente 80% das pessoas que passam por traumas, conseguem depois de algum tempo reagir, porem os outros 20% adoecem e ficam dependentes de tratamentos por muito tempo.

A reação do seu trauma, dependerá única e exclusivamente de você, o melhor que você tem a fazer é procurar ajuda e deletar de você essa experiência ruim para que você consiga ter melhor qualidade de vida e consiga desenvolver suas expectativas da melhor maneira possível.

Curando os traumas através da fé

"Além de procurar um profissional, a fé é um elemento fundamental no processo da cura de traumas e muitas vezes o fator decisivo. É preciso confiar em Deus e pensar positivamente. Pela fé vencemos todos os tipos de traumas, é através da fé que Deus nos dar forças para lutar e persevera, só assim chegamos ao topo". (Mari D Ricci)

Disse Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”(Mateus 11:28-30).

Autoria: Desconhecida

Adaptado por A Essência do Amor

Nenhum comentário:

Loja Virtual

Estilo e Beleza no Eshops

Click Aqui e Visite O Recanto da Beleza

Perfumes Importados e Nacionais - Maquiagens e Cosméticos - Presente Para data Comemorativa.

Todos os Produtos em até 12x Sem Juros. Pronta Entrega Para Todo Brasil.

Aqui Você Pode Comprar Sem Medo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog