Envelhecer é um grande desafio. Um desafio de se reinventar e renascer sempre.
Homens e mulheres envelhecem de forma diferente. E esse é um desafio que todos têm que enfrentar.
Embora envelhecer seja considerado um ciclo natural da vida; muitos não gostam de comentar o assunto.
As pessoas que estão chegando nessa fase, nem sempre estão prontas para lidar com as mudanças que acompanham o processo fisiológico de envelhecimento do corpo.
Para alguns, envelhecer é um processo extremamente doloroso e apresenta vários aspectos desagradáveis que acabam por levar à depressão, solidão, infelicidade. Muitos aceitam a velhice com suas desvantagens; dores, perdas e se resignam a sofrer em silêncio. Outros ficam revoltados porque não aceitam tal condição.
Mais por outro lado, têm aqueles que sabem superar qualquer circunstância da vida, levam tudo na esportiva e com bom humor, mantenha o espírito jovem e otimista, mesmo que seu corpo mostre o contrário.
Preconceito
Nas sociedades tradicionais, os mais velhos eram venerados e respeitados. Era natural que os membros da família tivessem que obedecer às ordens do mais velho, pois este era visto como sinônimo de sabedoria.
Na sociedade de hoje, as pessoas mais velhas são tachados por muitos, como indesejados, incapaz e que agride o padrão de beleza estabelecido pela sociedade moderna.
A mídia juntamente com a sociedade tem construído a imagem dos mais velhos como sendo uma pessoa chata, incapaz, senil e um transtorno para família, reforçando assim a sua desvalorização.
Muitos afirmam que os mais velhos não produzem e começam a deixa-los de lado.
Mas, quem afirma que envelhecer é uma etapa negativa da vida. Desconhece que a maioria não tem limitações, nem uma vida negativa e dependente.
Está na hora de mudar a mentalidade com relação os mais velhos. Não é só os jovens que produz, os mais velhos também exercem atividades produtivas.
Pessoas mais velhas possuem experiência, conhecimento e visão ampla do mundo que um jovem não tem, tendo condições de participar no mercado de trabalho, contribuindo com sua experiência e conhecimento acumulado ao longo dos anos. Sua experiência e conhecimento de vida, em equilíbrio com a capacidade de inovação, são tão valiosos quanto a vitalidade de um jovem.
“Uma pessoa permanece jovem na medida em que
ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições.” (Marie
von Ebner-Eschenbach)
Mantenha seu espírito jovem o resto é só mera consequência...
Adaptado Por Mari D Ricci
Nenhum comentário:
Postar um comentário