As divergências existem em quase todos ambientes da
sociedade.
Os conflitos surgem quando há divergências de opiniões ou quando surge a necessidade de escolhas entre situações que podem ser consideradas incompatíveis.
A incapacidade de lidar e administrar os conflitos, ou fugir deles é como boicotar o próprio crescimento.
A divergência se torna negativas, quando gera um comportamento de agressividade, que resulta em um confronto físico, verbal e a sentimentos negativos, tais como: ódio, mágoa e desejo de vingança e ressentimentos, os quais são considerados prejudiciais ao bom relacionamento entre as pessoas e, consequentemente, ao bom funcionamento das organizações.
Seja no trabalho, no lar, na igreja ou nos relacionamentos, sempre existirão conflitos na vida do ser humano. Mas qualquer situação tem o lado positivo e o negativo. Nem tudo são flores, diz o antigo ditado.
As adversidades e os conflitos estão presentes diariamente em todas as áreas da vida do homem.
Crescendo com os conflitos
Profissionais da área de psicologia explicam que o conflito nem sempre é algo ruim, pois é através dele que o homem aprende a desenvolver soluções, o que gera autoconfiança. É preciso entender que para ser feliz é preciso saber lidar com os conflitos e administrá-los da melhor maneira possível.
Muitos casais continuam a se separar, irmãos e amigos rompem relações, enfim, o ser humano ainda está aprendendo a administrar inúmeros conflitos em sua vida. A habilidade, porém, vem com a prática de enfrentar obstáculos durante o decorrer de toda a vida.
É inconcebível abandonar um projeto de vida, seja ele direcionado à família, ao trabalho ou a qualquer outra área, por incapacidade de administrar conflitos. A primeira coisa a fazer é sair do cenário da fuga. A temperança, o equilíbrio, o bom senso e a razão são fundamentais no trato de qualquer situação difícil.
A maneira com que uma pessoa lida com seus afetos e emoções é o que determina a sua forma de enfrentar conflitos. Sob uma ótica negativa, todo e qualquer conflito acaba sendo evitado, contornado ou ignorado pela pessoa, o que pode gerar tensão e um clima vicioso, em que as crises se sucedem.
Por outro lado, conflitos bem administrados acabam gerando
inovação, oportunidade e crescimento pessoal. Eles fazem parte do processo de
evolução e são necessários para qualquer ser humano, sendo positivos na medida
em que denunciam dificuldades. Administrar bem limitações é como uma atividade
esportiva. Os resultados positivos aparecem com o treino e a vitória encoraja
para novos desafios.
Autoria Desconhecida
Fonte: Luz Para Viver
Autoria Desconhecida
Fonte: Luz Para Viver
Nenhum comentário:
Postar um comentário